top of page

PICUMÃ é um projeto editorial que enxerga o mercado das revistas como um espaço para apreciação do diferente e incomum, como algo belo e elegante. Seu recorte temático é o universo performático, com ideais fora dos moldes estadunidenses, entendendo que o mundo destes artistas é uma linguagem própria, que precisa de um palco que possa atravessar fronteiras. A revista se mostra ao leitor como um ambiente onde ele pode ser o que quiser, oferecendo um lugar de fala, representatividade, autonomia, transparência, compreensão e apoio a todos, um espaço voltado para o auto respeito e a não-violência. Entendendo isto, a revista fala sobre temas do universo mundial drag, LGBT, contemporaneidade, liberdade sexual, atrelado à qualidade gráfica e direção de arte.

A revista PICUMÃ tem nome originado do Tupi; mas seu público alvo o utiliza com frequência com “peruca”, termo do Pajubá; dialeto da comunidade LGBT. Além da proximidade com o universo performático, a palavra detém força quando falada, fazendo com que tenha pregnância e passe a firmeza da marca. O projeto consiste em uma revista impressa de 104 páginas, com o formato 20,75 x 26 cm. O universo gráfico tem como inspiração os grafites e ilustrações do artista plástico paulista Paulo Cesar Silva, mais conhecido como Speto. Buscando uma arte com referências da cultura brasileira, mas, ao mesmo tempo, exagerada e simbólica. As publicações são feitas com um tom divertido, glamouroso, exagerado e inovador, destinado a um público jovem, de 19 a 27 anos, majoritariamente masculino, gay e solteiro.

MISSÃO EDITORIAL

 

Não é de hoje que o mundo está repleto de discursos de ódio e intolerância; e infelizmente, crescendo a cada momento. Enquanto estes são ouvidos, muitas vozes são silenciadas. Observando este cenário caótico e equivocado, a PI­CUMÃ nasceu da vontade de criar um ambiente livre para performar. Questionando a binaridade, sua função primordial é trazer não só os entusiasmados pela ideia, mas tam­bém aqueles que têm mente aberta e com vontade de desbravar novos horizontes. Por meio de notícias, recomendações e debates, a PICUMÃ apresenta um novo jeito de ver o universo dessas artistas que tem muito a oferecer e ensinar.

oque

quando

para

  

orientação

 

grupo

prêmios

criação de uma revista, com projeto editorial, evento de lançamento e identidade visual com base no tema sorteado

2019-1

Projeto III – Editorial, Comunicação
e Linguagem II, Marketing II, Produção Gráfica,
Cor e Percepção

Marise de Chirico, Patrícia Amorim, Viviam Iara, Mara Martha, Paula Csillag

 

Anna Beatriz Morais, Amanda Sabião

 

medalha de prata - BDA 2020
Categoria: Impacto Social – estudante

REVISTA PICUMÃ

2019-1

bottom of page